Projeto Espaço Amanda

PROJETO ESPAÇO AMANDA
Promoção de Saúde e Cidadania

 
IMPORTANTE: Este projeto está sendo escrito, portanto, um documento vivo, o que permite alterações/exclusões/inclusões.

Apresentação

       O projeto destina-se a um espaço apropriado com o objetivo de promover saúde, cuidado, acolhimento, convivência, cidadania, formação e qualificação profissional a mulheres com problemas relacionados ao uso de drogas a partir da lógica de redução de danos.

Identificação

        OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Instituto Amanda de Beneficência Social, registrada no CNPJ n.º 14.162.097/0001-43.
        A OSCIP AMANDA possui atuação em ações humanitárias visando a inserção social e a cidadania, promovendo melhores resultados na saúde, educação, dignidade e qualidade de vida da população.
        Por sermos uma Organização Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) as doações ao Instituto Amanda possibilitam a dedução no imposto de renda da pessoa jurídica doadora. Vale ressaltar, porém, que este benefício somente se aplica às empresas tributadas pelo lucro real.

Público

        A proposta do projeto é atender a 50 mulheres com idade a partir dos 18 anos, que fazem uso e/ou abuso de álcool e outras drogas e que vivenciam contexto e vulnerabilidade social.

Proposta

        Criar um serviço que desenvolva ações de promoção de saúde, cuidado, acolhimento, convivência, cidadania, formação e qualificação profissional a mulheres com problemas relacionados ao uso de drogas a partir da lógica de redução de danos.
        A proposta do projeto é bastante ampla. Destacamos alguns serviços:
  • Ofertar espaço de escuta e acolhimento – individuais e grupais realizado por equipe multiprofissional.
  • Prestar cuidados de enfermagem e médicos quando for necessário.
  • Ofertar alimentação e cuidados de higiene.
  • Realizar orientações e encaminhamentos para serviços da rede de atenção.
  • Oferecer acesso oficinas de artesanato, arteterapia e a cursos profissionalizantes.
  • Ampliar possibilidade de acesso ao trabalho e escolarização através de parcerias com empresas, centros de formação e profissionalização.
  • Ampliar informação e conhecimento sobre redução de danos, cuidados com saúde, direitos sociais, políticas públicas, questões de gênero, violência.
  • Construir planos terapêuticos de cuidado com foco no sujeito, na sua história, suas necessidades, desejos para além do uso de drogas.

Parcerias

        É do interesse do Instituto AMANDA por meio do Projeto Espaço Amanda buscar parcerias com empresários, governo federal, estadual e municipal, que queiram investir na área social e da saúde, utilizando-se dos benefícios previstos em Lei, para que possamos concretizar o presente projeto social por meio das ações propostas, de forma articulada com diversos setores saúde, desenvolvimento social, educação, cultura, justiça dentre outros, contribuindo na melhoria da qualidade de vida das pessoas beneficiadas.

Referências

Carneiro, H. (2005). As transformações do significado da palavra droga: das especiarias coloniais ao proibicionismo contemporâneo. In: R. P. Venâncio & H. Carneiro (org).Álcool e drogas na história do Brasil. Belo Horizonte: Editora PUC Minas.

FIOCRUZ (2013) Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil. Disponível em:http://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/senad/senad_pesq_crack_total_17set2013.pdf

FIOCRUZ(2017). 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Disponível em : https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-sobre-o-consumo-de-drogas-no-brasil#:~:text=Os%20dados%20obtidos%20pelo%203,4%2C9%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.
]
Lancetti, A.(2014) Clinica Peripatética. São Paulo: Editora HUCITEC.

Ministério da Saúde. (2005) Álcool e redução de danos: uma abordagem inovadora para países em transição. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alcool_reducao_danos2004.pdf

Malheiros, L. (2020). Tornar-se mulher usuária de crack- cultura e politica sobre drogas. Editora: TELHA.

Deixe um comentário

Promoção gratuita da educação, assistência Social, incentivo ao esporte, cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, além de promover a inclusão social.

Menu Rápido

Fale Conosco

R. Rodolfo Corrêa, 241
B. Lídice - Uberlândia-MG

Doações:

Sua doação nos possibilita continuar com as ações sociais, culturais e ensinos de cursos profissionalizantes.

Copyright © 2021 - Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: D'Fato Publicidade