PROJETO ILPI
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Definição
Identificação
A OSCIP AMANDA possui atuação em ações humanitárias visando a inserção social e a cidadania, promovendo melhores resultados na saúde, educação, dignidade e qualidade de vida da população.
O projeto destina-se a abertura de uma ILPI*, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, com o objetivo de acolher idosos após alta hospitalar os quais não tiverem familiares ou responsáveis para retirá-los, sendo então encaminhados para o Lar Amanda (nome inicial para o projeto) até que se encontre um familiar ou responsável.
Por sermos uma Organização Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) as doações ao Instituto Amanda possibilitam a dedução no imposto de renda da pessoa jurídica doadora. Vale ressaltar, porém, que este benefício somente se aplica às empresas tributadas pelo lucro real.
Legislação
- Constituição Federal de 1988 – em especial os artigos 6º e 230º, sendo complementada pela Lei nº 8.842/1994, que rege a Política Nacional do Idoso e cria o Conselho Nacional do Idos;
- Lei nº 10.741/2003, que institui o Estatuto do Idoso;
- Lei nº 12.213/2010, que institui o Fundo Nacional do Idoso;
- Lei nº 10.098/2000, que estabelece critérios de acessibilidade
- RDC/Anvisa 283/2005, que define normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos de caráter residencial.
Público
- Idosos, com idade acima de 60 anos, ambos os sexos.
- Provenientes única e exclusivamente de Hospitais Públicos ou Privados, bem como de Unidades de Atendimento à Saúde (UAIs).
- Pode ser implementado em qualquer cidade.
Características
- Caráter residencial, destinada a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
- Oferecer inicialmente um total de 20 leitos segmentados.
- Filantrópica.
- Grau – I e II** (provavelmente o III também).
- Idosos que, por algum motivo estavam hospitalizados e na alta médica não havia familiar para recepcioná-los.
**Grau de Dependência I – idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de auto-ajuda;
Grau de Dependência II – idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
Grau de Grau de Dependência III – idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo